h1

National Geographic e Manipulação Digital

15/12/2008

Eu sempre gosto de diferenciar. Tratamento é quando você ajusta a curva tonal, altas luzes, sombras, saturação e demais características de sua imagem, tornando-a mais bonita, sem que isto distorça a imagem que existe nela. Quando você começa a remover ou colocar elementos, você entra no campo da manipulação digital… sua foto se afasta da realidade e se aproxima de algo diferente. Não tenho nada contra manipulação digital, inclusive trabalho com isto diariamente. Só acho que tem hora e tem lugar.

Quando você trabalha com fotojornalismo, manipulação digital é algo extremamente anti-ético, pois as pessoas que vêem uma foto de fotojornalismo partem do pressuposto que ela não seja manipulada, e que o conteúdo dela seja uma parcela da realidade.

O mesmo acontece quando leio uma publicação como a National Geographic. Uma revista que visa ilustrar o mundo ao nosso redor, suas paisagens, sua beleza, suas cores e suas mais variadas culturas, nos fazem partir da suposição de que suas imagens são uma parcela da realidade daquele ambiente.

A foto abaixo foi capturada pelo fotógrafo Shibnath Basu, da Índia, e foi uma das fotos selecionadas pelos leitores da revista para a premiação fotográfica de 2008. Para visualizar a premiação você pode visitar este link, e selecionar a opção English Edition Viewer’s Choise no menu. O regulamento do concurso, visível neste link, especifica a proibição da manipulação da imagem. Tratamento é permitido.

wrong

Para muitos dos meus alunos de Photoshop eu sempre falei: “mais importante que saber utilizar a ferramenta para manipular imagens, é importante ter conhecimento de desenho, e uma noção firme de como as coisas funcionam.” Noções do comportamento da luz, de reflexos e de perspectiva são fundamentais a quem quer trabalhar com manipulação digital.

A foto acima tem dois erros básicos. Primeiro, o reflexo das nuvens na água não faz sentido algum. Imagens refletidas são o inverso da imagem real, como em um espelho. Outro problema é o fato de que as distorções criadas pelas ondulações na água não aferam as ondas, e deveriam afetá-las.

Rapidamente, sem muita presunção, simulei no Photoshop como deveria se parecer os reflexos das nuvens na água.

correct

Os reflexos dos barcos não estão corretos, nem as ondulações na água, mas fiz isto apenas para ilustrar a idéia do reflexo.

Nada contra a imagem ou seu fotógrafo, a imagem é linda. Mas quando ela sai na National Geographic, com a legenda dizendo onde foi tirada e sem esclarecer a manipulação, leva o leitor ao engano de achar que a foto reflete a realidade do local. O mais engraçado é imaginar que nenhum editor da National Geographic tenha percebido a manipulação.

Infelizmente, a manipulação de imagem tem ficado mais comum no fotojornalismo do que deveria ser.

5 comentários

  1. bem observado.


  2. Raphael, posso estar errado, mas não acredito que seja manipulação. O céu refletido na água não pode ser o mesmo céu que acaba no horizonte, como vc simulou. O céu refletido na foto original é o céu que está exatamente acima dele e que não está enquadrado na foto, por isso é diferente do céu que vemos no horizonte.


  3. por “é o céu que está exatamente acima dele” quis dizer “é o céu que está exatamente acima do lago”.

    estava olhando umas fotos similares a essa que você mostrou e, realmente, tenho que concordar que parece ser manipulação mesmo!


  4. […] Bonelli Weblog Pensamentos, rancores e anseios de uma mente instável. « National Geographic e Manipulação Digital National Geographic e Manipulação Digital 2 17 17e Dezembro 17e 2008 Justiça seja […]


  5. Ótimo post!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: