h1

Lightroom 2: Preparando Fotos para Impressão

26/11/2008

Eu recomendo a todos meus amigos fotógrafos que imprimam suas fotos, levando seus arquivos aos laboratórios fotográficos. Primeiro porque a foto impressa transmite uma sensação diferente da foto mostrada na tela do computador. Segundo, porque a foto impressa você carrega com você e mostra para as pessoas a todo momento, é mais fácil compartilhar suas fotografias assim com parentes, amigos e etc. Sei que na internet existe Flickr, Orkut e etc… mas muita gente, principalmente parentes, nem sempre estão conectados ou visitam estes sites.

Se você já imprimiu suas fotos em laboratórios de revelação, já deve ter percebido que o tamanho da imagem produzida pela câmera nem sempre tem a proporção ideal para a impressão. Inclusive, os tamanhos oferecidos pelas empresa também não são proporcionais entre si, alguns exigindo maior ou menor corte na foto. Eles lhe dão a possibilidade de imprimir toda a foto no papel deixando áreas brancas nas sobras da proporção, mas isto pode atrapalhar a foto caso você deseje utilizá-la em um porta retrato ou álbum de fotografias.

Assim sendo, já que você terá de cortar suas fotos, nada mais justo que você mesmo o faça, ao invés de deixar esta decisão nas mãos do técnico do laboratório fotográfico. Assim você escolhe seu novo corte e decido o que fica e o que sai da fotografia.

Para tal, a primeira coisa que você deve fazer é solicitar ao laboratório uma lista dos tamanhos oferecidos por eles (normalmente 10×15, 15×21, 20×25 e daí por diante) e o real tamanho da impressão deles (no laboratório onde imprimo minhas fotos, por exemplo, a impressão 15×21 tem, na verdade, 15,2cm por 21,3 cm). A posse destes dados permitirão que você leve os arquivos para eles exatamente com o corte necessário para a impressão total no papel.

Mas como fazer este corte? A ferramenta Crop do Lightroom é uma boa opção, pois ela lhe permite escolher a proporção do quadro de corte que você utilizará. Só que o uso desta ferramenta exige que, caso você vá imprimir a imagem em tamanhos diversos, você crie Cópias Virtuais da imagem ou então Snapshots de cada corte. Além disto, acaba posicionando a decisão do corte da imagem para impressão em um ponto muito inicial do workflow (você normalmente decide o Crop da imagem e ajusta o alinhamento dela antes mesmo de fazer as correções do RAW), e o ideal é que esta decisão do corte para impressão fosse a última etapa do workflow.

Outra opção é exportar suas imagens com o corte básico que você fez no LR (eu sempre faço meus Crop no LR utilizando a mesma proporção da imagem produzida originalmente pela minha câmera). Depois de exportadas as imagens, basta levá-las ao Photoshop para cortar uma por uma. Isto permite que você crie presets da ferramenta CROP com cada tamanho necessário, e joga a decisão do corte para o final do workflow. O único contra deste método é exigir que você abra o Photoshop, e salve sua imagem novamente (e cada vez que você salva um JPEG, a imagem degrada um pouquinho).

Claro que é apenas a minha opinião, mas a melhor opção (que descobri há pouco tempo) para executar este corte para impressão, está em um módulo do Lightroom que, aposto, você visitou apenas uma ou duas vezes. O módulo Print. Pode parecer óbvio, mas a primeira impressão (sem trocadilhos) quando se visita este módulo é de que ele está voltado para impressão direta para a impressora, e demora-se um pouco para se descobrir o potencial deste para a geração de arquivos para impressão em laboratório… mas ele está lá.

Como fazer

Primeiro, na visualização Grid do módulo Library (tecla de atalho G), selecione as fotos que você quer utilizar. Particularmente, eu tenho algumas coleções próprias para impressão (separados por tamanho), e coloco ali todas as fotos que vou imprimir em determinado tamanho. Quando se acumula uma quantia boa de fotos, simplesmente seleciono todas para exportação.

Após selecionar todas as suas imagens, salte para o módulo Print, pois é lá que configuraremos nossa impressão para exportar um JPEG pronto para impressão em laboratório.

Inicialmente o módulo Print está programado para dar saída diretamente para sua impressora, mas vamos alterar isto de forma simples. Então para começar, na área de painéis do lado esquerdo, visite o painel Template Browser e selecione o modelo Maximize Size, que nos dará um bom ponto de partida para a impressão de uma foto por folha (por arquivo JPEG, em nosso caso).

print_01

Isto fará com que, na área de visualização central, sua imagem seja colocada com o maior tamanho possível dentro da página. Perceba que a página possui margens brancas. Isto deve-se a dois motivos. Primeiro, a proporção da foto é diferente da proporção da imagem, então para caber sem cortes é necessário que espaços fiquem em branco. Segundo, o LR reserva parte da folha para a margem de impressão, já que nem todas as impressoras permitem impressão nas bordas da folha.

Para continuar nossa configuração, você precisa até a área de painel do lado direito, e então descer até o painel Print Job. Visto abaixo.

print_02

Neste painel é que vamos alterar algumas opções para que nossa imagem seja impressa em um JPEG para ser levado para o laboratório de impressão, e não impressa em nossa impressora conectada ao computador.

Primeiro, altere o menu Print To para JPEG File. Isto fará com que diversas opções abaixo sejam alteradas. Para seguir com nossa configuração, altere File Resolution para 300 dpi (ou então a resolução que sua câmera pode produzir para um arquivo do tamanho que será produzido – você pode descobrir isto fazendo o crop no Photoshop e então verificando a resolução no comando Image Size). Ative a opção Print Sharpening e configure-a em Standard, e escolha abaixo o tipo de papel que utilizará na impressão (Matte para fosco, Glossy para brilhante). Se o tamanho do arquivo não for problema para você, recomendo deixar a opção JPEG Quality em 100.

Iremos agora configurar o tamanho físico do nosso arquivo no comando Custom File Dimensions, mas perceba que, por padrão, as opções estão em polegadas. Como o laboratório irá lhe fornecer estes tamanhos em unidades métricas, suba até o painel Layout (na mesma área de painéis), e na parte superior, onde está Ruler Units, selecione a opção Millimeters. Retorne ao painel Print Job para terminarmos a configuração de nosso arquivo.

Agora que nosso painel está todo em milímetros, ative a opção Custom File Dimensions e entre com o tamanho físico da imagem que você irá imprimir. Não se importe com a orientação (paisagem x retrato) pois o LR cuidará disto para nós, apenas digite primeiro a unidade menor, depois a maior. Neste nosso exemplo entrarei com o tamanho da foto 10 x 15 (10,2cm por 15,2 cm)do laboratório onde imprimo minhas fotos. Então vou lá e digito 102 e 152.

Meu painel Print Job fica assim:

print_03

Com estas alterações sua imagem ainda pode ficar com algumas bordas brancas, mas vamos corrigir isto rapidamente no painel Layout e Image Settings.

Comece visitando o painel Layout. Coloque todos os deslizantes Margins (quatro ao todo, Left, Right, Top e Bottom) em 0.0mm, e ajustes os deslizantes Cell Size (Height e Width) totalmente para a direita, o que os deixará com o mesmo tamanho de altura e largura que você especificou no arquivo (neste caso, Height ficará com 152mm e Width com 102mm – mas não se preocupe com medidas, simplesmente arraste-os totalmente para a direita). Agora sua página não tem mais nenhuma margem obrigatória, e caso sua imagem ainda apresente bordas brancas, é devido ao fato de ela não ter a mesma proporção da impressão. Vamos corrigir isto no painel Image Settings. Mas antes vamos ver como ficou meu painel Layout.

print_04

Agora vá ao painel Image Settings e acione as opções Zoom to Fill, que fará com que sua imagem se adeque ao tamanho da impressão em sua menor dimensão, fazendo com que seja cortada na maior dimensão. Certifique-se também de que a opção Rotate to Fit esteja ativada, de forma que o LR detecte se sua imagem tem orientação vertical ou horizontal, e ajuste-a altomaticamente. As opções Repeat One Photo per Page e Stroke Border devem ficar desativadas, conforme vemos abaixo.

print_05

Sua impressão já está configura. Suas imagem cortada para caber perfeitamente na impressão. Então vá até o painel Template Browser e aperte no Sinal de Adição (+) ao lado do cabeçalho para salvar esta sua configuração como uma pré-definição, assim você terá ela sempre que quiser gerar arquivos para imprimir fotos 10 x 15. Nomeeie o seu arquivo (eu chamei o meu de “Foto 10 x 15”, assim à medida que adicionar outras pré-definições, como “Foto 15 x 21” e etc… elas vão se organizar por ordem). Mas o nosso tutorial não termina aqui ainda.

Se você selecionou mais de uma foto para impressão, perceba que no canto inferior direito da área de visualização existe um escrito que diz algo como “Page 1 of 3”. Ele está ali para lhe dizer quantas fotos você irá imprimir, e qual delas você está visualizando. Para mudar a foto visualizada, clique nas setas que estão no lado esquerdo da mesma barra (clique na imagem para ampliar).

print_06

Agora, coloque seu mouse sobre a image e perceba que ele vira um cursor em forma de mão. Isto permite que você clique e arraste sua imagem dentro da área de impressão, escolhendo assim o melhor corte para sua imagem (afinal, isto tudo seria inútil se você não pudesse escolher, você mesmo, o corte desejado). Basta ajustar o enquadramento, e então clicar na seta para visualizar a próxima imagem, enquadrá-la, e assim por diante, até escolher o corte de todas as imagens que você irá imprimir.

Para finalizar, clique no botão PRINT TO FILE que fica na parte de baixo da área de painel direita do módulo Print. Isto fará abrir o navegador de arquivos do Windows onde você pode escolher onde salvar seu arquivo e nome dele. Caso você esteja salvando apenas uma imagem, o nome escolhido será o nome do arquivo. No caso de vários arquivos, o nome escolhido será o nome da pasta (criada automaticamente) que terá os arquivos dentro.

BÔNUS: Agora que você já tem seu modelo para impressão de foto 10 x 15 no Template Browser, a partir deste modelo, simplesmente vá ao painel Print Job e ajuste o tamanho Custom File Dimensions para o tamanho que seu laboratório forneceu para 15 x 21. Volte ao painel Layout para verificar que os deslizantes Margins estão em 0.0mm, e que os deslizantes Cell Size estão totalmente para a direita. Caso não, ajuste-os, e salve seu novo modelo de impressão (Foto 15 x 21), e vá repetindo este processo até salvar modelos para todas os tamanhos que você desejar. Agora você tem seus ajustes de tamanho a apenas um clique de distância.

Este método é o mais interessante, na minha opinião, pois ele permite que você ajuste o corte da sua imagem, produza um arquivo no tamanho ideal para a impressão no laboratório, ao mesmo tempo que não afeta o corte original do seu arquivo de imagem, não exigindo assim o uso de uma cópia virtual para cada tamanho desejado, e coloca as escolhas de impressão na última etapa do workflow.

Seja bem vindo à comentar.

19 comentários

  1. Olá Raphael..

    Achei esse tutorial o máximo, muito útil..você explica de forma muito clara e didática !!

    Parabéns pelo seu blog..e por compartilhar o conhecimento.

    Abraço.


  2. Que beleza de tutorial… essa é uma dica preciosa pra uns caras como eu que morrem de preguiça quando o assunto é impressão!!


  3. Raphael,
    Fico impressionado com cada tutorial seu.
    Você tem uma excelente didática, uma enorme vontade de ensinar. Minhas edições estão ficando cada vez melhores e mais rápidas graças a Deus e a seus tutoriais.

    Abs e muito obrigado.


  4. Cara, isso foi perfeito.
    Sempre tive a dúvida do que os laboratórios express que têm por ai fazem com nossas fotos que voltam “faltando pedaço das pessoas” quando falamos fotografia caseira.

    Primeira vez que utilizo esse processo e já entendo agora o trabalho profissional do fotógrafo de selecionar, tratar e mais importante cortar a foto.

    Fiz aqui no Mac seguindo seu tutorial correu tudo bem.
    Agora fica uma dúvida, quando quiser usar borda branca, uso o Stroke Border do painel Image Settings ou uso as Margins?

    []s e parabéns pelo blog.


  5. mais um excelente tópico Raphael!

    agora uma coisa que não entendi foi o LR não deixar eu colocar um valor abaixo de 10cm como tamanho da foto, só aceitou 10,16 e o lab que vou revelar tem como padrão o tamanho 10 x 15,13.

    Aproveitando outra dúvida, se usar o método de ‘export’ e resize com os mesmos parâmetros no meu caso 10cm x 15,13cm as fotos ficam diferentes desse método, porque?

    a grosso modo elas ficam com mais ‘zoom’

    qual a vantagem de um sobre o outro?

    obrigado!


    • Olá! Ao exportar minas fotos pelo modo “IMPRIMIR” só consigo gerar 96 dpi. Como faço para usar 300 dpi?


  6. Parabéns pelo tutorial, muito bom, e me ajudou muito

    Minha dúvida é porque os arquivos gerados ficaram com nome,jpg eu gostaria que ficassem nome.jpg muito obrigado desde já


  7. ola sou iniciante no lr, achei muito legal seu tuto,
    mas to so com um problema quando salvo em modo de impresao em jpe o arquivo e salvo como (exemplo,jpg)
    salva com a virgula antes da extensao do arquivo

    se puder me dar uma luz eu agradeço


    • Olá! tbm estou com o mesmo problema na impressão do LR, e sempre me ferro pq para mandar varios arquivos para a grafica tenho q ficar alterando um por vez, achei na net um monte de gente com o mesmo problema e ninguém tem uma resposta pra isso


  8. Parabéns Raphael, muito bem explicado, tornou o processo bem fácil e muito útil.
    Vale todas as indicações.


  9. Amei seu post…passei horas procurando algo do tipo, me matando com cálculos e tabelas malucas que existem na net, pra só depois, achar seu post e ver detalhadinho como o Lightroom faz isso! Adorei mesmo!! Parabéns e muito obrigada!


  10. Masterclass – cara esse tuto foi show de bola. Você quebrou um galhão pra que eenvie minhas fotos pro lab sem a famosa foice deles.


  11. Grande Bonelli!
    Estou precisando salvar arquivos JPG para impressao, porem preciso desses arquivos com apenas 3x3cm. O Lightroom nao permite, e diz que preciso estipular um valor a partir de 10,16cm.
    Existe alguma maneira para fazer o que eu quero?
    Obrigado, parabens pelo blog!!!


  12. Adorei esse post, fiz o PAP e deu super certo e rápido. Ajudou demais!!!!
    Muito obrigada pelas dicas.


  13. Quero mandar rever um poster gigante de uma foto, mas minhas fotos estão salvando muito pequenas no lightroom. Como faço para deixar a qualidade melhor? Minhas fotos são todas tiradas e Raw mas na hora de converter não sei deixá-las gigante. Vc pode me ajudar?


  14. Raphael,

    Obrigado pelas informações. Estou apanhando um pouco para usar o LR, mas o seu tutorial foi de grande ajuda para este iniciante aqui.


  15. Oi Raphael, obrigada pelo tutorial. Fiz tudo conforme as orientações e deu certo, exceto por uma coisa: a logo não fica posicionada no lugar certo. Em em imagem ela fica extremamente no canto direito, noutra mais ao centro e por aí vai. Alguma dica?


  16. Como imprimir varias quantidades de fotos no LIGTROM. Alguem sabe. Obrigado Coutinho


  17. A postagem é antiga, porém vem surtindo efeito positivo até hoje!😀
    Parabéns!



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: