h1

Dicas para O Lightroom 2

19/11/2008

Resolvi juntar em um post diversas dicas sobre o Lightroom 2 que seriam pequenas e curtas demais para serem posts individuais. A maioria delas são coisas que se descobre no dia a dia, em blogs e etc. Mas são coisinhas que podem acelerar e auxiliar muito nosso fluxo de trabalho no programa.

Ajustes Diretamente Sobre o Histograma

Quando você passa seu mouse sobre o histograma que se encontra no topo da área de painéis direita do módulo Develop, seu mouse se torna uma seta apontando para os dois lados e uma área do histograma é destacada, e abaixo do do histograma (aonde normalmente estão os dados do EXIF de sua foto) surge um texto dizendo qual ajuste é responsável por aquela região do histograma e sua configuração atual.

dicas_001

Basta clicar neste ponto e arrastar o mouse para os lados para ajustar esta área do Histograma como se você estivesse movendo o próprio deslizante responsável por aquela área. Da esquerda para a direita do histograma você pode manipular Blacks, Fill Light, Exposure e finalmente o Recovery.

Indo Diretamente ao White Balance Selector

Lembra no artigo sobre Balanço de Branco, onde mencionei a White Balance Selector, aquela ferramenta que permite que você clique diretamente sobre a imagem para neutralizar aquela área e, assim, ajustar o balanço de branco?

A tecla de atalho para esta ferramenta é o W, mas ela possui a vantagem de funcionar mesmo no módulo Library. Então se você estiver vendo suas imagem em qualquer visualização do módulo Library, e derrepente encontrar uma que precise de um ajuste rápido de Balanço de Branco, pressione W, e o Lightroom vai automaticamente para o módulo Develop, já com a ferramenta White Balance Selector ativada no seu mouse. Basta clicar na imagem para ajustar o Balanço de Branco e pressionar G para retornar à visualização Grid do módulo Library novamente.

Use o Ponto, digo Tecla, “G”

A tecla G é um dos melhores atalho do Lightroom. Pressionar o G em seu teclado faz com que o Lightroom retorne à visualização Grid (miniaturas) do módulo Library. O “grande” dela é que funciona em qualquer lugar do Lightroom, em qualquer módulo. Ou seja, a qualquer momento em que você queira retornar à visualização de miniaturas no módulo Library do LR, basta apertar G.

Use a Tecla Alt para Ajustar Recovery, Exposure e Blacks

Se você pressionar e segurar a tecla Alt para ajustar os deslizantes Recovery, Exposure e Blacks, o Lightroom irá deixar sua imagem toda preta (branca para o ajuste de Blacks), e irá marcar na imagem os pontos onde os brancos (para Recovery e Exposure) ou os pretos (para blacks) estourem. Assim você pode ver facilmente os pontos críticos durante os ajustes dos deslizantes.

dicas_002

Na imagem acima eu exagerei no Exposure para estourar bem a imagem, segurando o ALT para visualizar apenas os estouros. As áreas brancas são áreas de estouro de todos os canais, as áreas coloridas são pontos onde apenas certos canais de cores estouraram.

Restaurar Deslizantes à Configuração Padrão

Para restaurar apenas um determinado deslizante para sua configuração padrão dê um duplo-clique sobre o nome do deslizante ou sobre a alça (a parte sobre a qual você clica e arrasta). Isto restaura aquele deslizante para sua configuração padrão. Dando duplo clique sobre um nome de seção (como WB, Tone ou Presence) restaura todos os deslizantes da seção.

Utilize o Interruptor

Todos os painéis (exceto Basic) do lado direito do Lightroom na seção Develop possuem um pequeno interruptor que serve para desativar as modificações feitas por aquele painel.

dicas_003

Sem que você ver um destes interruptores, saberá que pode clicar sobre ele para desativar apenas os ajustes feitos por aquela seção. Isto facilita para ver um antes/depois da sua imagem, comparando-a com e sem os ajustes daquela determinada seção.

Falando em Antes/Depois

Outra tecla de atalho fundamental no Lightroom é a tecla “\” (barra invertida), pois ela permite visualizar sua imagem original, como ela foi importada (com o preset que foi aplicado no momento da importação). Basta pressionar “\” para o LR mostrar a imagem original (no canto inferior direito da visualização surge um texto dizendo BEFORE), e pressionar novamente para sua imagem atual. O único ajuste que não retorna ao original é o CROP, de forma que os elementos da sua imagem permaneçam no mesmo lugar para facilitar a comparação.

Mas e se você quiser comparar a sua foto atual com outro momento de sua foto? Isto é fácil… basta ir no painel History na área de painéis esquerda do módulo Develop, e na lista de alterações da imagem encontrar o momento que você quer utilizar como referência de comparação (o momento que você quer que seja o seu “Antes”). Basta clicar com o botão direito do mouse sobre aquele comando/momento e selecionar a opção “COPY HISTORY STEP SETTINGS TO BEFORE”. Agora, sempre que você pressione a “\” o LR mostrará este momento da imagem.

Outras Grades no Crop

Quando você ativa a ferramenta CROP para cortar sua imagem no LR, ela abre-se com uma grade representando a “Regra dos Terços” sobre sua imagem. Quase ninguém sabe, mas o Lightroom possui outras opções grades para ajudar na composição do seu corte.

Para visualizar as outras opções pressione, com a ferramenta CROP ativa, a tecla de atalho “O” (letra Ó). Isto faz a grade alternar entre: Regra dos Terços; Linhas Áureas, Diagonais Áureas, Diagonal Perpendicular (técnica de pontos de atenção bastante utilizada nos quadrinhos), Espiral Áurea, e Grade. Você ainda pode alterar a direção de algumas grades pressionando Shift-O.

Crop no Escuro

Para visualizar de forma optimizada seu crop, você está a apenas algumas teclas de atalho de distância da ferramente de corte definitiva. Vá no módulo Develop e acione a ferramenta CROP.

Com a ferramenta ativa, pressione a tecla “L” duas vezes para entrar no modo Lights Out, que escurece tudo ao redor de sua foto. Em seguida pressione Shift-Tab para esconder todos os painéis. Perceba que o CROP ainda está ativo… então basta clicar nas bordas do CROP e arrastá-las para fazer o corte em sua imagem e visualizar apenas a área restante, sem ser distraído por aquilo que foi removido da sua imagem, painéis, comandos e etc. Quando terminar, pressione Shift-Tab mais uma vez, e “L” mais uma vez.

Exportando para o Photomatix

Se você curte HDR e utiliza o Photomatix, a empresa responsável pelo programa disponibilizou um plugin para o Lightroom 2 que permite que você exporte um grupo de imagens diretamente para o Photomatix (versão 3.1 ou maior) para fazer um HDR.

O plugin, bem como as instruções de instalação, pode ser encontrado neste link.

No futuro, montarei outro artigo destes com dicas curtas.

Grande abraço para todos, e agradeço a todo mundo que tem visitado e deixado seus comentários neste blog.

2 comentários

  1. Cara, demais essas dicas, tinha coisas simples que eu não sabia e são de grande utilidade, como por exemplo reset dos ajustes com um duplo clique. E sobre o Crop também é legal, pois muitos fotógrafos se esquecem que há outras técnicas de enquadramento/composição.

    Parabéns pelo Blog, está muito legal!


  2. show de bola… nao sabia sobre o lights out.. muito útil, eu sempre me baseava na imagem do navegador, pois realmente eh complicado se concentrar no corte vendo toda a foto… mesmo que ela fique mais escura nas areas fora do corte.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: