h1

Lançamento: Blender 2.48

15/10/2008

Lançado nesta terça feira, dia 14 de outubro, a nova versão do software de modelagem/animação 3D gratuito Blender 3D. A nova versão conta com diversos bugfixes e algumas novidades, principalmente no que se refere à Game Engine, que a algum tempo não recebia tantas novidades em uma atualização. Isto aconteceu em virtude da produção do jogo Yo! Frankie (jogo cujo personagem principal é o Frankie, aquele esquilo malvado do curta Big Buck Bunny), pelo pessoal do Apricot Team. Das necessidades para com o jogo surgiram diversas das novidades na game engine do Blender.

blender_splash

Além de melhorias na lógica da GameEngine e no sistema de física, as novidades incluem preview das texturas GLSL na 3D Window do Blender (bem como de Shadow Maps). Inclusão de SoftBody (corpos flexíveis) interagindo com o sistema de física da game engine. Shadow maps dinâmicos. E simulação de DoF. Para quem quiser ver tudo isto funcionando pode visitar este vídeo no Youtube, ou, caso sua placa de vídeo permite, baixar este arquivo, abrir no Blender 2.48, e então apertar a tecla P para acionar a Game Engine e ver tudo isto funcionando em tempo real no seu computador.

Entre diversas outras novidades me chamaram a atenção:

SOMBRAS COLORIDAS: A algum tempo uma reclamação de usuários de Blender, agora você tem a possibilidade de definir a cor da sombra produzida por uma determinada fonte de luz. Como eles gostam de dizer, não é uma ferramenta que simule a realidade, e sim uma opção criativa que, entre tantas coisas, permitem aos artistas 3D simularem sombras mais realistas sem a necessidade de Iluminação Global.

blender_shrink MODIFICADOR SHRINK WRAP: Este modificador permite que você reduza um objeto até que ele “empacote” um objeto menor, se amarrando nos pontos extremos do objeto “empacotado”. É mais fácil mostrar que explicar.

Na imagem ao lado vemos o modificador em funcionamento, empacotando a Suzanne em uma outra malha. Além do lado criativo, ele é muito útil para gerar, por exemplo, roupa para um personagem.

MODIFICADOR SIMPLE DEFORM: Modificador que permite deformações do tipo Twist (Torcer), Bend (Curvar), Taper (Afunilar) e Strech (Esticar) em uma malha, utilizando um Empty (ou outro objeto) como centro do efeito, e com a possibilidade de limitar a área de efeito.

GREASE PENCIL: Opção que permite que o usuário desenhe ou escreva anotações diretamente no espaço 3D do Blender (em 2D ou 3D). Muito útil para fazer rascunhos, esboços, e deixar anotações ou lembretes. Os rascunhos podem ser até mesmo animados (no estilo flipbook).

blender_sun SOL/CÉU/ATMOSFERA: Permite ao Blender utilizar uma fonte de luz do tipo SUN para gerar e simular o efeito da luz no céu e na atmosfera.

A nova versão do Blender conta ainda com melhorias na feramenta SCULPT (que permite esculpir no espaço 3D de forma interativa), FLUID (que agora permite a manipulação de fluidos através do sistema de partículas, definindo forças que manipulam a movimentação do fluído) e nos geradores de WIND e DEFLECTOR.

Isto não é tudo, é apenas parte das novidades do Blender 2.48, a última versão antes da 2.50 que deve trazer diversas novidades na interface do Blender. O Blender sempre inovando.

Para baixar a nova versão clique aqui.

2 comentários

  1. Dei uma olhadinha e me pareceu ótimo o blog!

    Vou deliciar!

    Abraço!


  2. oke….bravo ..blender…..semangat selalu yaaaaa,berkarya dan berkaryaaa



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: