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Alguns mitos sobre Fotografia Digital

11/09/2008

Existem diversos mitos sobre a fotografia digital. Alguns deles surgiram com o tempo e o desconhecimento dos leigos, enquanto outros surgiram de manipulações do mercado para facilitar a venda/marketing de seus produtos.

  • A melhor câmera é aquela com mais megapixels: de maneira simplista eu poderia dizer, é o contrário. Sendo mais específico, a qualidade de uma câmera depende de diversos fatores, entre eles a quantidade de megapixels. Primeiro, vamos limitar à “qualidade” apenas a questão de qualidade de imagem. Aceito isto, a mesma dependerá de diversos elementos, entre eles: a qualidade do sensor de imagem utilizado, o tamanho do sensor de imagem, a quantidade de sensores individuais dele, a distância e sensibilidade destes sensores, a construção da objetiva, seu tamanho, e qualidade de suas lentes.

Quando afirmei que a relação qualidade/megapixels é contrária, foi pelo seguinte. Se você tem duas câmeras identicas, com sensores de qualidades e tamanhos identicos, mas uma tem 5 megapixels e a outra 10, significa que os desenvolvedores da câmera tiveram de empurrar 5 milhões de sensores a mais no espaço aonde anteriormente haviam “só” 5 milhões. Isto acarreta em dois problemas… sensores menores, menos espaço entre os sensores. Sensores menores significam menor sensibilidade, e consequentemente o processador da câmera precisa ampliar o sinal capturado pelo sensor para gerar a imagem. (EDIT 22 de dezembro de 2008: o usuário Eduardo Buscarolli do fórum Digifórum me alertou que esta relação com o campo eletromagnético e etc. não existe, e que o aumento do ruído nos sensores de menor tamanho se dá ao foto do fotodiodo menor ser menos eficiente [menos sensível à luz] o que afeta a relação sinal/ruído. Então, correção feita.)

Ruído digital são pontos multi coloridos na imagem, principalmente em áreas de sombras. Diversas câmeras tentam “recuperar” a imagem reduzindo o ruído… mas como a câmera não tem como saber quais pontos coloridos são ruídos, e quais são simplesmente detalhes da imagem, muitos destes detalhes vão embora de carona com o ruído, afetando a qualidade da imagem.

Este pensamento é simplista, pois a cada novo sensor as empresas descobrem forma de reduzir o tamanho dos sensores individuais de modo que não afete a sensibilidade dos mesmos. Desta forma tudo se torna uma relação de equilíbrio, a qualidade da imagem e captura dos detalhes irá melhorar a medida que aumenta-se os megapixels, até o momento em que satura o espaço/sensibilidade dos mesmos no sensor e a imagem, daí para frente, começa a degradar.

Os fabricantes respeitam este princípio? Nas linhas de câmeras mais profissionais, sim… mas o mesmo não vale para as linhas mais básicas. Os fabricantes sabem que a maioria das pessoas, ao invés de comparar as imagens produzidas com determinadas câmeras, simplesmente querem saber quantos megapixeis e quanto de zoom a câmera possui. Assim sendo, é mais interessante para eles empurrar a maior quantidade de pixels no sensor, mesmo em detrimento da qualidade da imagem como um todo. Até aonde isto importa, eu não sei, principalmente porque a maior parte do público destas câmeras compram máquinas com 5, 8 ou 10 megapixels para utilizar suas imagens em sites de internet, e-mail e orkut.

Distância Focal 50mm
Distância Focal 50mm

Zoom óptico de Yx significa que a câmera aproxima em Y vezes a imagem. Existem dois erros aqui. Primeiro associar “zoom” diretamente com a “aproximação/ampliação” da imagem. O termo zoom significa que a distância focal da objetiva é móvel, e pode variar. A sensação de aproximação/ampliação do objeto fotografado esta ligada a distância focal da objetiva, que não precisa necessariamente ter zoom. Uma das objetivas da Canon com maior fator de aproximação/ampliação possui 1.200mm de distância focal, e seu fator de aproximação/ampliação é tão grande que ela não consegue focar em nada que esteja a menos de 14 metros de distância dela.

Distância Focal de 1.200mm
Distância Focal de 1.200mm

Veja as imagens ao lado para comparar a aproximação/ampliação de uma lente com 50mm de distância focal, e este monstro de 1.200mm (a área aproximada pela 1.200mm está destacada em cor na foto com a 50mm). Fonte das imagens.

Agora. Você tem idéia de quanto é o zoom deste monstro? Nenhum.
Ela não tem zoom. É o que chamamos de lente prime, ou fixa.

Agora é necessário compreender-se que quando alteramos a distância focal de uma objetiva, não estamos “aproximando” o objeto (a única forma de fazer isto é, de verdade, andando até ele). O que fazemos (ou melhor, a lente faz), é reduzir o ângulo de visão que temos (ou seja, a área visual captada pela lente) e assim criando a sensação de que estamos “nos aproximando” do objeto fotografado. A distância focal não afeta apenas o “tamanho” dos objetos… se você visualizar um objeto com uma lente com uma grande distância focal e depois, com uma lente com pouca distância focal, se aproximar do objeto até que ele tenha o mesmo tamanho que tinha na lente com maior distância focal, você poderá verificar que a relação entre os tamanhos dos objetos da cena, a perspectiva, e tudo mais será afetado pela mudança na distância focal. (Quanto maior a distância focal da objetiva, mais “chapada” fica a imagem, e menor a diferença de tamanho entre os objetos que estão em planos diferentes da cena).

Vamos comparar agora duas lentes zoom: a antiga câmera Sony F828 possui zoom óptico de 7x, fornecido por sua objetiva que equivale (em termos de filme 35mm) à 28-200mm (200/28 = 7.14). A Canon produz uma objetiva zoom para suas câmeras dSLR que, em câmeras de sensor menor como a XTi/XSi/40D e etc…, equivale a uma distância focal de 120-480mm (480/120 = 4). Se você colocar ambas no zoom máximo e fotografar um objeto distante verá que a Canon, com seus 480mm, aproximará muito mais o objeto do que a Sony, com seus 200mm, mesmo que o zoom da Sony seja de 7x, comparados com os 4x do zoom da Canon.

Conclusão. Quando se fala em zoom óptico de tantas vezes, este tantas significa muito mais o “range (distância entre a menor e maior distância focal da objetiva)” do que o fator de ampliação/aproximação dela. É um fator comparável quando se fala em câmeras com lente fixa (não cambiável), pois normalmente a distância focal mínima delas é próxima (entre 25 e 35mm), mas não serve para comparação das objetivas para dSLR pois elas possuem distancias focais mínimas variáveis (e por isto os fabricantes sequer tocam neste assunto nas dSLR).

Por isto cuidado quando comparar câmeras simples às dSLRs utilizando apenas o multiplicador do zoom. Ou, melhor ainda, não compare câmeras simples com dSLRs… é como comparar peixes e aves.

Em um próximo post falarei do mito: espaço de cor AdobeRGB possui mais cores do que o espaço sRGB.

2 comentários

  1. Texto muito objetivo e útil. Dependendo da taxa cobrada por visita vou virar habitué desse maravilhoso blog. Parabéns.


  2. Ótimo texto, muito completo e nada amador. Tirou minhas dúvidas de forma muito clara. Parabéns



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