h1

Frankensmacro

26/08/2008

Mas pode chamar também de ‘macronstein’. Ao menos foram estes os apelidos que dei para projeto de transformar uma velha objetiva Zenit 55mm, de rosca, em um filtro close-up para a objetiva 17-55mm que acompanha o kit da Canon Rebel XTi.

Frankensmacro 01

Frankensmacro 01

Ao lado a primeira parte do processo, que foi desmontar o corpo da objetiva Zenit. Como resultado tem-se duas peças compostas de 2 elementos ópticos cada uma. Ela não desmonta mais do que isto de forma prática, cada um dos elementos destas duas peças seguram o outro elemento. Em resumo, ou você fica com uma peça utilizável com 2 elementos, ou então fica com 2 lentes completamente soltas.

Testei algumas vezes estes dois elementos até encontrar aqueles que resultavam na melhor ampliação e nitidez, com a menor distorção. Claro que neste nível de improviso acaba sendo uma escolha da menos pior. Escolhido os elementos, ainda dei a sorte de que a objetiva Zenit possui um anel (que controla o foto) no qual o elemento se encaixava perfeitamente, e esta então se encaixava perfeitamente em um anel de filtro 58mm. Foi só uma questão de colar (com SuperBonder mesmo) os elementos no anel do foco, e então este em um anel de filtro UV (que quebrei, sem querer, algum tempo atrás). A vantagem desta montagem é que a gambiarra encaixa perfeitamente na objetiva (qualquer objetiva que aceite filtro 58mm), o que permite controle de abertura e a função de foco automático.

Frankensmacro 02

Frankensmacro 02

A ampliação ficou bem próxima de 1:1, mas a área de foco é bastante curta e o DoF (Profundidade de Foco) é rasíssima. Fora isto ainda tem de ligar com um terrível efeito de barril (distorção) e uma vinheta muito forte escurecendo os cantos da imagem. Ainda assim, para uma gambiarra, a macro até funciona bem. Ao lado uma foto da gambiarra Frankensmacro montada, sem o acabamento que fiz com esmalte preto para esconder os pontos aonde o SuperBonder secou e ficou esbranquiçado.

Fiz algumas fotos de teste com a gambiarra de alguns objetos que estavam disponíveis aqui perto. Sem crop para permitir a visualização do efeito barril e da vinheta forte. Ainda quero testar a lente em uma objetiva 75-300mm, mas a chance ainda não se apresentou.

Amostra 01

Amostra 01

Amostra 01 (Crop 100%)

Amostra 01 (Crop 100%)

Amostra 02

Amostra 02

Amostra 03

Amostra 03

Amostra 04

Amostra 04

2 comentários

  1. Eu achei bem criativo e muuuito funcional😀


  2. […] movimento. Por sorte o SuperBonder resolver se soltar dentro da minha bolsa, e encontrei minha Frankensmacro aos pedaços dentro da bolsa acochoada (e não no chão duro, o que seria […]



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: