h1

HDR – High Dynamic Range Image

25/08/2008

Para os profissionais do processamento de imagem, computação gráfica, ou fotografia, High Dynamic Range Imaging (HDRi – Imagem de Alta Amplitude Dinâmica) consiste em uma série de técnicas que permitem uma maior amplitude dinâmica de exposição (a quantia possível de valores entre as regiões mais claras e mais escuras) do que as técnicas tradicionais de imagem digital. A intenção do HDRi é a de representar uma amplitude maior de níveis de intensidade vistas nas cenas reais das áreas iluminadas diretamente até as sombras.

Desenvolvido originalmente por Charles Wyckoff entre a década de 30 e 40. Wyckoff expos na Life Magazine, na década de 40, uma detalhada imagem de uma explosão nuclear. O processo de Tone Mapping junto ao uso de várias exposições de imagens digitais comuns, resultando em uma imagem com dinâmica exagerada, foi visto pela primeira vez em 1993. Em 1997 a técnica de combinar imagens de diversas exposições e gerar um único HDR foi apresentada à comunidade de computação gráfica por Paul Debevec.

Este método foi desenvolvido para produzir uma imagem de alta dinâmica com base em uma série de fotografia tomadas com diferentes exposições. Esta composição utiliza um método diferente (e geralmente com menor qualidade) do que a produção de uma imagem HDR da exposição em um sensor com alta dinâmica. Tone Mapping também é utilizada para representar imagens HDR em sistemas que possuem baixa amplitude dinâmica, como a tela de um computador.

Como a imagem HDR conserva a informação de luminosidade de cada área da imagem, independente da cor dela, sua importância na área de computação gráfica 3D é extremamente alta. Imagens HDR são utilizadas para iluminar cenas de forma incrivelmente realista.

Abaixo um HDR que produzi da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, com base em 3 imagens tiradas com exposições diferente (EV -2 e +2) utilizando-me do sistema de Bracketing da câmera e de um tripé. O HDR foi criado então no software Photomatix.

Hercilio Luz - HDR

One comment

  1. Gostei. Explicou bem.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: