h1

Lightroom 2.0

10/09/2008

Para quem utiliza o Lightroom 2.0, ou o Adobe Camera Raw 4.5, a Adobe lançou (ainda sob forma Beta, mas bastante estável) os novos perfis de cor. Um profile de cor é uma série de instruções sobre como o programa irá interpretar as cores de uma imagem. Neste momento o plano da Adobe é produzir perfis de cor que se aproximem aos perfis fornecidos em cada modelo de câmera, além de um novo perfil básico que irá substituir o ACR4.4.

Você pode baixar o executável que instala os perfis de cor no site Adobe Labs, basta procurar a opção “Download Beta Camera Profiles” (será necessário cadastro no site). Uma vez instalados os perfis, cada vez que você abrir um arquivo RAW, o Lightroom irá identificar a câmera utilizada e fornecerá, na sessão Camera Calibration (opção Profile:) da aba Develop, os perfis específicos de sua câmera (No caso da Canon: Standard, Portrait, Landscape, Neutral e Faithful). Assim você poderá aproximar as cores da imagem RAW àquelas que a câmera produziria em JPEG com os recursos de cor da câmera.

Mesmo que você não utilize os perfis da câmera, a instalação do pacote de perfis já compensa devido ao novo perfil genérico da Adobe, o Adobe Standard Beta 1. O novo perfil reproduz melhor as cores do que o antigo perfil, principalmente os vermelhos (que surgiam levemente alaranjados no antigo) e laranjas. Os tons de pele também ficam mais naturais com o novo perfil.

Para transformar o novo perfil em padrão do Lightroom 2.0, você deve abrir uma imagem qualquer e, na aba Develop, pressionar o botão RESET. Agora troque o perfil para o desejado, segure a tecla ALT e o botão RESET se tornará SET DEFALT… basta clicar no botão para transformar a opção atual no padrão do Lightroom.

Devo lembrar que os perfis afetam apenas a forma como as cores e a curva tonal são reproduzidas, não alterando a nitidez das imagens (como fariam os estilos de imagem nos JPEGs gerados pela câmera). Em uma analogia, cada perfil de câmera no Lightroom simula o mesmo estilo na câmera como se todos os outros parâmetros (nitidez, contraste, etc…) estivessem configurados no nível 0/neutro.

Para finalizar, deixo uma imagem comparativa entre o antigo perfil ACR4.4 e o novo Adobe Standard Beta 1.

Perfil ACR 4.4

Perfil ACR 4.4

Adobe Standard Beta 1

Adobe Standard Beta 1

About these ads

13 comentários

  1. [...] eles costumam deixar os vermelhos muito alaranjados/amarelados. Então ela lançou um novo chamado Adobe Standard Beta (para o Lightroom 2.0) para corrigir este [...]


  2. [...] Para utilizá-los você precisa ter baixado os profiles novos, sobre os quais comentei no artigo Lightroom 2.0. Os presets simplesmente alteram o Camera Profile lá na sessão Camera Calibration. A vantagem é [...]


  3. [...] instalando o Lightroom, mas logo após instalá-lo eu instalo também o pacote de perfis da Adobe (falei sobre eles aqui). Para uma configuração inicial recomendo os seguintes passos: (1) decida se você irá utilizar [...]


  4. qual a porcentagem ideal para o balanco de brancos no lightroom
    se possivel comente sobre o assunto
    evandro


  5. [...] Beta 2 Novembro 8, 2008 Lembra-se daquele perfis de cor novos da Adobe, sobre os quais falei neste post? A Adobe lançou um novo pacote de profiles para o Lightroom que atualiza os profiles da versão [...]


  6. Muito bom seu tutorial. Parabéns!


  7. [...] Não esqueça que os perfis de cores utilizados no Lightroom também são importantes para se obter a cor que você deseja. Para saber mais sobre perfis de cores, visite este artigo. [...]


  8. Cara, eu estive procurando por muito tempo algo que melhorasse as cores no Lightroom, eu simplesmente odiava os tons amarelos do ACR 4.4 e em função disso sempre tive preferência pelo Camera One para tratar meus RAW’s, até que descobri esses perfis de cores… hj descobri q já tem o beta 2 e inclusive o Lightroom 2.2 já incorporador aos novos perfis. Parabéns pelo seu ótimo blog, cheguei aqui pelo mesmo assunto no digiforum.


  9. ehh… really like it )


  10. Oi Rafael,
    tudo bem?
    Tenho trabalhado no Lightroom, mas estou com alguns problemas, minha câmera é uma 20 D tem 8 mega, fotografo em RAW importo pro Lightroom, trabalho nas imagens e quando exporto pra JPG elas estão indo com aproximadamente 250 Kb, isso é minusculo. Não dá pra fazer ipmressão grande.
    Na configuração coloco JPG, Altura e largura 2400 por 3600, 300 pixels de resolução. Tu tem como me dizer onde estou errando?
    abraço
    lu


  11. Ola Rafael, tudo bem. Estou iniciando no uso do LR 2.0 e estou gostando muito do seu blog, parabéns. Mas estou tendo problemas com o programa. Instalei o perfil de cor que vc citou mas quando eu abro o LR na na aba Camera Calibration só aparece a opção “Embedded”. O que esta ocorrendo? E tb não consigo abrir imagens raw no LR, como faço? Tenho uma Canon T1i. Grande abraço e valeu pela ajuda.


  12. Olá Bom dia,

    Tenho o lightroom 2 e estou fotografando com uma d5000 em RAW e não estou conseguindo abrir as fotos no programa o que tá acontecendo? o que faço para poder mexer nas fotos RAW no lighroom?

    Obrigado!!


  13. Raphael,

    Congratulações pelo ótimo conteúdo do teu blog e por sua disposição em investir tantas horas no compartilhamento de seu conhecimento. Parabéns meeeeesmo.

    Voltarei sempre.



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: