h1

Harvey Dent: O Duas-Caras

01/09/2008

Conforme prometido, aqui segue o texto que escrevi sobre o Harvey Dent: O Duas-Caras, do filme Batman: Dark Knight. A base deste texto surgiu a partir de uma discussão sobre a transformação deste personagem durante o filme. Foi um prazer ver o personagem ser bem interpretado pelo ator Aaron Eckhart (ótimo tanto como Harvey Dent quanto como Duas-Caras), depois de terem feito o Tommy Lee Jones pagar o míco de usar uma cara cor-de-rosa no tenebroso Batman: Forever.

Harvey Dent
Harvey Dent

Muita gente comentou comigo a sensação de que a transformação de Harvey Dent em Duas-Caras ter sido “fácil demais”. Que o Coringa só foi lá, disse algumas palavras, e no instante seguinte o cara saia do hospital todo sedento de vingança e malvado.

Lembram de um post anterior no qual falei sobre desenvolver uma história com um grande esboço e então ir pintando os detalhes? O roteiro de Batman: Dark Knight foi escrito assim, e para quem prestou atenção Harvey Dent sempre foi o Duas-Caras (só lhe faltavam ferramentas) e sua transformação foi trabalhada desde o início do filme (na verdade, desde a primeira cena em que apareceu).

Neste post irei explicar, de um jeito que até o Robert Downey Jr. entenda, meu ponto de vista sobre a transformação, na minha opinião perfeita, de candidato a presidência Harvey Dent no “vilão/agente do caos” Duas-Caras.

Primeiro devemos perceber que o Duas-Caras está mais próximo de ser um agente do caos do que necessariamente um vilão. Ainda que movido pela vingança, suas decisões sempre são feitas com o uso de uma moeda. A sorte dita seus passos, e através dela se salvaram alguns personagens pelos quais ele nutria um grande desejo de vingança. Mais forte que a vingança era sua obsessão pela sorte, sempre travada na moeda que era presente do seu pai.

Harvey Dent já possuia este trato desde sua primeira aparição no filme (ele decide se ele ou Rachel Dawns irá defender um determinado caso no tribunal através da moeda). A sorte e o caos era uma obsessão sua já no começo da história, mas ele possuia um trunfo sob a manga que só é revelado próximo a sua transformação. Ele contava com uma moeda, presente de seu pai, com dois lados iguais. Assim Harvey Dent controlava sua obsessão e escolhia previamente sua sorte e seu rumo.

Por mais que seja simples definir o momento da transformação de Harvey em Duas-Caras no diálogo com o Coringa, uma definição mais precisa deste momento seria quando Rachel Dawns morre durante a explosão. Neste momento Harvey adquire o desejo de vingança, mas acima de tudo perde seu trunfo para controlar a sorte. Dali para frente, cada vez que sua obsessão o fizesse definir algo na sorte, um determinado fator impediría-o de definir seu curso previamente.

No hospital Harvey acorda para ver, no criado-mudo, a moeda de seu pai (aquela, com dois lados iguais) e por um instante se pergunta se Rachel havia sobrevivido. Ao observar a moeda se dá conta do fato de que agora ela não possui mais dois lados iguais… um lado está perfeito, mas o outro jaz queimado e deformado como o seu próprio rosto.

Harvey/Duas-Caras é atacado por sua obsessão pela primeira vez, após o acidente, durante a conversa com Coringa. Claro que ele queria matar o Coringa, ele havia tirado Rachel Dawns dele, mas ao tentar decidir as coisas como vinha fazendo desde o início, descobriu, frustrado, que não podia mais controlar sua própria sorte.

É no momento em que percebe isto que Harvey Dent vira, definitivamente, o Duas-Caras. Uma combinação de fatos que vinham desde o começo do filme, culminando com uma moeda que já não tinha mais dois lados iguais.

Coringa era como a maioria dos vilões, um psicótico. Mas Harvey-Dent era o extremo oposto, um grande obsessivo-compulsivo. Sua moeda ditou sua própria história.

Resta saber agora se teremos mais “Harvey Dent” no futuro de Batman.

Deixe um comentário